Carcassonne é um jogo de colocação de peças em que os jogadores desenham e colocam uma peça com um pedaço da paisagem do sul da França. A peça pode representar uma cidade, uma estrada, um claustro, um pasto ou alguma combinação destes, e deve ser colocada adjacente a peças que já foram jogadas, de forma que cidades estejam conectadas a cidades, estradas a estradas, etc. Depois de colocar uma peça, o jogador pode então decidir colocar um de seus meeples em uma das áreas dela: na cidade como cavaleiro, na estrada como ladrão, em um claustro como monge ou na grama como um fazendeiro. Quando essa área estiver completa, aquele meeple marca pontos para seu dono.
Durante uma partida de Carcassonne , os jogadores se deparam com decisões como: “Vale mesmo a pena colocar meu último meeple lá?” ou "Devo usar esta peça para expandir minha cidade ou devo colocá-la perto do meu oponente, dificultando a conclusão do projeto e a pontuação?" Como os jogadores colocam apenas uma peça e têm a opção de colocar um meeple nela, os turnos acontecem rapidamente, mesmo que seja um jogo cheio de opções e possibilidades.